Busca
                                                   Home  |  Fale Conosco 
» Canais

 

 

 

 

 

Notícias - Adamantina


Atualizado em 12-03-2018 as 17:05:10

População cobra funcionamento da Unidade de Saúde do “Mário Covas”


Na terça-feira (6), moradores do Conjunto Habitacional “Governador Mário Covas” estiveram na Redação do Jornal Folha Regional em Adamantina para manifestar insatisfação quanto ao não início de funcionamento da Unidade Básica de Saúde construída defronte da creche do bairro.
 
Diante da reclamação, a reportagem foi ao local e confirmou que o prédio realmente ainda encontra-se fechado. Na placa fixada no início da obra, em 1º de setembro de 2014, prevê que o término deveria ter ocorrido em 1º de fevereiro de 2015, no entanto, pelo menos três paralisações fizeram com que a construção não fosse entregue até hoje (10 de março de 2018).
 
“Apesar de ter um posto de saúde [USB] pronto dentro do bairro, ou seja, a poucos metros de nossas casas, somos obrigados a nos deslocar quase 2 km para ter acesso a atendimentos mais complexos no postinho da Nove de Julho [PAS 1 – Posto de Atendimento em Saúde, próximo ao Campus I da UniFAI]. Mas existem pessoas idosas que não aguentam fazer esta caminhada e não têm carro para ir até lá. Precisamos deste posto aqui funcionando urgente”, reclamam os moradores.
 
O assunto também foi abordado na sessão da Câmara Municipal da última segunda-feira (5) pelo vereador Paulo César Cervelheira de Oliveira, que apresentou o Requerimento nº 61/18 no qual questiona: “O prédio onde irá abrigar o Posto de Saúde do Conjunto Habitacional Mário Covas já está concluído? A Prefeitura já recebeu todos os móveis e equipamentos para o seu funcionamento? Quando está prevista a inauguração do posto? Quais os motivos que estão impedindo sua inauguração para o uso da população que espera ansiosamente?”
 
Em resposta ao Folha Regional, na quinta-feira (8), representantes da Secretaria Municipal de Saúde afirmaram que a Unidade será aberta à população no próximo mês [abril].
 
“A estrutura física está finalizada e os equipamentos necessários estão sendo instalados. Porém, surgiu um problema relacionado à parte elétrica, que se fosse ligada a rede da UBS prejudicaria o fornecimento de energia a residências do bairro. Então, a Secretaria de Planejamento já acionou a Energisa e agora providencia a documentação necessária para instalação de um transformador para alimentar o novo prédio sem afetar as residências. E a previsão é que este serviço seja efetuado até o final deste mês [março]”, informou a Saúde Municipal.
 
A futura Unidade do Mário Covas deverá ser sede de duas Estratégias de Saúde da Família, a ESF 9 e a ESF 10. E quando for iniciado o funcionamento, além de disponibilizar mais de 20 tipos de serviços, as ESFs atenderão ao todo 11 bairros, localizados nos arredores.
 




Últimas notícias

Desenvolvido por - Evolução Web - www.evolucaoweb.com.br
© Copyright - FOLHA REGIONAL - PORTAL DE ADAMANTINA - Todos os direitos reservados