Busca
                                                   Home  |  Fale Conosco 
» Canais

 

 

 

 

 

Notícias - Adamantina


Atualizado em 19-11-2018 as 17:25:51

Alunos de Medicina fazem manifesto sobre Internato em frente à Prefeitura e Câmara


(+) fotos
Uma manifestação promovida pelos alunos do curso de Medicina da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina) foi realizada na manhã desta segunda-feira (19) defronte do prédio da Prefeitura e Câmara Municipal de Adamantina.
 
Durante o ato, os manifestantes ocuparam os trechos da avenida Rio Branco e a Rua Osvaldo Cruz, na esquina do Paço Municipal, e gritaram palavras e versos de protesto.
 
A representante do Centro Acadêmico de Medicina, Barbara Mantovani, explicou à reportagem do site, jornal e TV Folha Regional, que a reivindicação dos alunos tinha como objetivo garantir que o Internato – desenvolvimento de atividades práticas em ambiente hospitalar – para a primeira turma do curso ainda não foi formalizado. “O projeto para que fosse feito na Santa Casa de Araçatuba passou pela Reitoria da faculdade veio para aprovação do prefeito e Câmara dos Vereadores. Mas chegou até nós a informação de que querem engavetar o projeto, não liberando verba para ir para Araçatuba e para que fiquemos aqui. Nós queríamos ficar em Adamantina, porém, o problema é que não tem as condições mínimas para termos uma formação adequada. Aqui precisa de investimentos e estrutura, falta bastante coisa, como leitos necessários para toda a turma. Então Araçatuba seria o mais indicado neste momento, porque o Internato começa no meio do ano que vem e até agora não temos uma definição. E neste momento representantes de cada uma das turmas de Medicina estão em reunião com vereadores, e estamos aguardando informações”, declarou.
 
Depois de quase uma hora de manifestação, um grupo de estudantes representantes das turmas foi recebido na Câmara Municipal, por volta das 11h, em uma reunião que contou com a presença de todos os vereadores, prefeito Márcio Cardim e o reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sérgio da Silva.
 
Nossa reportagem obteve a informação de que o prefeito Márcio Cardim reafirmou na reunião que não vai enviar o projeto de lei à Câmara com a proposta que contempla integralmente o internato da primeira turma de medicina da UniFAI em Araçatuba. Ele defende a proposta de envolver a Santa Casa local e a rede formada pelos hospitais administrados pelos religiosos da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. Não foi informado pelo prefeito um prazo para apresentar o projeto. A expectativa é que seja submetido aos próprios estudantes, vereadores e demais interessados, antes de ser formalmente apresentado ao poder legislativo para votação.
 
NOTA
Na tarde de hoje (segunda-feira), a Prefeitura emitiu Nota à Imprensa com a versão dos fatos intitulada ‘Reunião na Câmara sobre o internato’: “O prefeito Márcio Cardim e o reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sérgio juntamente com o legislativo reuniram-se  na manhã  de hoje na Câmara Municipal com os representantes dos alunos do curso de medicina para tratarem sobre o internato. A preocupação da administração dos dois órgãos é a realização de um internato que ofereça um ensino de qualidade para os alunos e ao mesmo tempo utilize, em parte, as instalações da Santa Casa de Adamantina. Tudo isso tem como objetivo o fortalecimento do próprio curso e a oferta de um atendimento que beneficie toda a população da cidade e da região”.
 
 

 


 
 
 
 
 
 
 
 


Últimas notícias

Desenvolvido por - Evolução Web - www.evolucaoweb.com.br
Copyright - FOLHA REGIONAL - PORTAL DE ADAMANTINA - Todos os direitos reservados