Busca
                                                   Home  |  Fale Conosco 
» Canais

 

 

 

 

 

Notícias - Adamantina


Atualizado em 19-11-2018 as 17:17:39

Saúde e UniFAI promovem ações regionais de mobilização e conscientização sobre hanseníase


A Secretaria de Saúde em parceria com o curso de medicina da UniFAI e Liga de Dermatologia e Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e Atenção Básica promoverão diversas ações com o objetivo de mobilizar e de reforçar a conscientização dos pacientes, da comunidade e dos profissionais de saúde sobre a hanseníase.
 
Amanhã (20) será realizada uma oficina com os agentes comunitários e enfermeiros das estratégias de saúde da família do município, por meio dos profissionais da residência multiprofissional em saúde coletiva e atenção básica da UniFAI.
 
Na quarta-feira (21), às 9h será realizado um treinamento no auditório Miguel Reale com os médicos e demais profissionais envolvidos dos municípios da Comissão Intergestores Regional que contempla as cidades de Adamantina, Osvaldo Cruz, Sagres, Salmourão, Inúbia Paulista, Lucélia, Pracinha, Mariápolis, Flórida Paulista e Pacaembu.
 
Já no sábado (24), das 7h às 17 horas no Centro de Saúde I Dr. Clóvis Marinho – serão realizadas as avaliações de casos suspeitos de hanseníase encaminhados pelos municípios.
 
Essa avaliação será feita pelos Dermatologistas que são professores do curso de medicina da UniFAI, Liga de Dermatologia, Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e Atenção Básica do Centro Universitário e profissionais da secretária de Saúde de adamantina.
 
“Salientamos que será realizada Busca Ativa de casos suspeitos de Hanseníase através dos Agentes Comunitários de Saúde os quais serão encaminhados as ESFs para triagem e posterior encaminhamento para avaliação do especialista no dia 24”, explica Gustavo Taniguchi, secretário de Saúde.
 
Segundo o Prof. Dr. Joel Carlos Lastoria, professor da disciplina de Dermatologia do curso de medicina da UniFAI, a transmissão acontece devido contato íntimo e prolongado. Em geral, entre familiares que moram juntos em pequenas habitações. Os bacilos são eliminados pelas vias aéreas e invadem o organismo principalmente pela mesma via.
 
“Não há propriamente cuidados a serem tomados. O que tem que ocorrer é se realizar o diagnóstico dos indivíduos acometidos e tratá-los. Uma vez iniciado o tratamento, o indivíduo deixa de transmitir a doença. Seguindo o diagnóstico, os familiares devem ser examinados e vacinados com a vacina BCG. Deve-se tentar ao máximo descobrir outros indivíduos doentes que possam transmitir o bacilo”, afirma.
 
Tais ações, segundo o secretário, objetivam a melhora da compreensão sobre a doença e programa bem com a participação ativa nos serviços de saúde “Queremos informar a população sobre os sinais e sintomas iniciais e principais da hanseníase possibilitando a identificação de casos novos da doença”, pontua.
 
Ainda segundo Taniguchi, o objetivo é buscar a reflexão da comunidade desfazendo mitos e concepções errôneas, diminuindo atitudes que reforçam o estigma e a discriminação.
 
“Quanto mais precocemente um caso é identificado, maior a chance de não haver dano neural, e, portanto, não haver incapacidade, além de ser menor o risco de haver transmissão”, diz.
 
Para o Prof. Dr. Joel Carlos Lastoria, a relação UniFAI e Prefeitura torna-se muito importante uma vez que o centro universitário está providenciando profissionais da saúde que trabalharão em conjunto com os profissionais da Secretaria da Saúde municipal e esta, diretamente com a Secretaria da Saúde estadual, fornecendo os dados do município.
 
“Assim, há uma ligação entre os profissionais, acarretando em benefícios da população, bem como há um atendimento de extensão do centro universitário para com a população, além da possibilidade de ensino aos graduandos de medicina e outras áreas da saúde”, finaliza.
 
Ass. de Imprensa da Prefeitura de Adamantina/Colaborou: Priscila Caldeira/UniFAI
Foto: Ilustrativa
 





Últimas notícias

Desenvolvido por - Evolução Web - www.evolucaoweb.com.br
Copyright - FOLHA REGIONAL - PORTAL DE ADAMANTINA - Todos os direitos reservados