Busca
                                                   Home  |  Fale Conosco 
» Canais

 

 

 

 

 

Notícias - Adamantina


Atualizado em 06-11-2018 as 14:24:00

Programa Saúde Itinerante da UniFAI (PSIU) inicia atendimentos em escola pública


(+) fotos
Foi lançado na última quarta-feira, 31 de outubro, em solenidade realizada na Escola Municipal (EMEF) Professor Eurico Leite de Moraes, no Jardim Adamantina, o Programa Saúde Itinerante da UniFAI (PSIU), uma iniciativa do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com a Prefeitura de Adamantina, com apoio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação.
 
A solenidade de lançamento oficial reuniu representantes das instituições parceiras e a comunidade escolar, recepcionados pelo diretor da Escola, Prof. Ricardo Mendes, onde o reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, e o Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Delcio Cardim, detalharam a dinâmica do Programa.
 
O PSIU objetiva fortalecer a saúde familiar, facilitar o acesso à saúde, realizar ações de avaliações, monitoramento e acompanhamento de saúde ambulatorial e promover a interação e integração da UniFAI junto à população. Os atendimentos começaram dia 6 de outubro, usando a estrutura física da própria Escola e o apoio do trailer de saúde do Centro Universitário.
 
“Esse projeto de extensão da UniFAI é inovador e uma nova experiência. Através da parceria com a Prefeitura, secretarias de Educação e de Saúde, Lions Clube e comunidade, visará fortalecer a saúde familiar e facilitar o acesso à saúde. As ações serão voltadas às avaliações, monitoramento e acompanhamento de saúde ambulatorial. O Programa Saúde Itinerante da UniFAI é totalmente voltado para o ensino e envolverá vários cursos da área da saúde da Instituição”, informou o reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva.
 
Neste primeiro momento o Programa tem como piloto o “Projeto de Pediatria”, onde os alunos de medicina, juntamente com profissionais (médicos) de cada área, realizam avaliações junto às crianças da Escola Eurico Leite de Moraes. Segundo Delcio Cardim, as avaliações contemplarão uma abordagem geral de cada criança, com observação ao peso, altura e acuidade visual.
 
A abordagem realizará também avaliações dermatológicas (saúde da pele), com avaliação e busca de doenças dermatológicas infecciosas e parasitárias, busca de casos de lesões pré-cancerosas e cancerosas e busca de casos de doenças genéticas em pele.
 
Outro núcleo do PSIU prevê a realização de avaliações neurológicas (saúde do sistema nervoso): com abordagem sobre o crescimento de desenvolvimento dos movimentos, habilidades motoras, coordenação motora e força muscular e busca de doenças neurológicas congênitas.
 
Depois de realizado o projeto piloto e realizada as primeiras avaliações sobre o Programa, outras áreas da saúde serão inseridas. “Concluído o projeto piloto, serão inseridos no PSIU projetos nas áreas de odontologia, fisioterapia, nutrição, farmácia, dentre outros”, destacou o Prof. Dr. Delcio Cardim.
 
Por Siga Mais/revisão de Daniel Torres de Albuquerque

 

 


 
 
 
 


Últimas notícias

Desenvolvido por - Evolução Web - www.evolucaoweb.com.br
Copyright - FOLHA REGIONAL - PORTAL DE ADAMANTINA - Todos os direitos reservados