Busca
                                                   Home  |  Fale Conosco 
» Canais

 

 

 

 

 

Notícias - Adamantina


Atualizado em 14-09-2018 as 11:12:36

UniFAI implanta novo programa Pibid de bolsas de estudos para licenciaturas


A fim de expandir o processo de formação de professores para a educação básica, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) sofreu uma reformulação. Em reunião, realizada em 30 de agosto no Câmpus I, o coordenador institucional do Pibid da UniFAI, Prof. Dr. Orlando Antunes Batista, distribuiu para os professores supervisores o quadro contendo a inserção de bolsistas.
 
O programa soma 76 bolsistas no total. As ações do Pibid estão subordinadas ao Pró-reitor de Ensino, Prof. Dr. Andrey Borges Teixeira. No novo formato do Pibid/Capes/UniFAI foram contemplados 72 bolsistas de Iniciação à Docência, estando também o programa aberto para bolsistas voluntários.
 
O total de investimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o Pibid está orçado em R$744.930,00 para 18 meses de duração do programa. A nova disposição didática prevê dinâmicas que visam estabelecer a solidificação do perfil profissional do futuro educador.
 
“Após o bolsista cursar a metade da sua graduação, ele ingressará num novo programa da Capes denominado Residência Pedagógica, já implantado na UniFAI desde agosto de 2018”, adianta Batista.
 
O Pibid da UniFAI atuará nas cidades de Adamantina (EMEF Prof. Eurico Leite de Morais, EE Fleurides Cavallini Menechino, EMEF Profª Teruyo Kikuta), Lucélia (EMEF Argemiro de Almeida Gonzaga), Osvaldo Cruz (EMEF Dr. Getulio Vargas, EE Benjamin Constant), Pacaembu (EE Prof. Joel Aguiar) e Flórida Paulista (EMEF Octaviano José Correa).
Os novos coordenadores de área são os docentes Profª Me. Regina Eufrasia do Nascimento Ruete, Prof. Dr. José Luiz Vieira de Oliveira, e Profª Drª Gabriela Galucci Toloi Cardoso.
 
De acordo com Batista, com o uso da Plataforma Freire para a seleção dos bolsistas (alunos, supervisores e coordenadores de área), o processo alcança um grau de efetividade profissional ainda mais avançado, configurando o interesse da Capes em dinamizar o processo de formação de professores no Brasil.
 
Os novos supervisores, selecionados por inscrição na Plataforma Paulo Freire, são: Renata Gonçalves Nunes, Lúcia de Lima, Rosemary Maziero Serafim, Simone Aparecida Vaine, Larissa Rodrigues Miguel Alves, Gisele Marques Bezerra, Julcileia Zanardo Vilar, Solange Aparecida de Araújo, Alessandra Ferreira Barbosa Ramos.
 
Na nova disposição do Pibid, as licenciaturas estão distribuídas por núcleos, envolvendo a integração das áreas num plano multidisciplinar. “A nova dinâmica didática permitirá avanços no desempenho do futuro educador, intensificando ações pelo projeto dentro das escolas integradas ao Programa Pibid”, aponta o coordenador institucional.
 
A UniFAI já assinou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Capes para a vigência a partir de agosto de 2018 do novo Pibid. “A instituição vem prestando sua contribuição na forma de contrapartida de custeio das ações do novo Pibid”, conclui.
 
Por Priscila Caldeira
 
 
 




Últimas notícias

Desenvolvido por - Evolução Web - www.evolucaoweb.com.br
Copyright - FOLHA REGIONAL - PORTAL DE ADAMANTINA - Todos os direitos reservados