Busca
                                                   Home  |  Fale Conosco 
» Canais

 

 

 

 

 

Notícias - Adamantina


Atualizado em 08-08-2018 as 14:49:40

Segunda noite da Semana Jurídica tem importantes palestras


A segunda noite de palestras da 23ª Semana Jurídica do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), nesta terça-feira, 7, contou com duas palestras de personalidades importantes do contexto jurídico paulista. O primeiro palestrante foi o promotor de Justiça Lincoln Gakiya.
 
Especialista em segurança pública e uma das principais referências na investigação criminal de facções criminosas, Gakiya atua como promotor do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), de Presidente Prudente. O assunto abordado foi “A inteligência no combate ao crime organizado”.
 
“Demonstramos aos alunos a importância da inteligência, da investigação, para poder propiciar ao gestor do Estado a tomada de decisão com relação ao crescimento de organização criminosa, qual a tendência do crime, a fim de direcionar os recursos, sejam eles humanos, financeiros ou eventualmente no sistema penitenciário, se estiver havendo alguma carência”, comentou o promotor.
 
A segunda palestra foi com o secretário da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e presidente da Fundação Casa, Márcio Fernando Elias Rosa, que debateu o tema “Corrupção como entrave ao desenvolvimento”.
 
“Hoje a discussão se deu em torno da corrupção, esse ilícito tão comum na vida pública política, destacando para os alunos obviamente os efeitos deletérios que a corrupção produz para o regime democrático, para o ambiente das instituições, mas, também, com a constatação de que é um fenômeno mundial e não apenas local. Ela se dá tanto no primeiro mundo quanto no terceiro mundo com a mesma intensidade. O que difere é a capacidade do Estado em cercear, fazer frente a esse ilícito e combatê-lo”, destacou o secretário de Estado.
 
“Sem dúvida, essas palestras tiveram uma repercussão muito positiva entre os alunos. Podemos afirmar, com certeza, que se trata de uma das maiores e mais importantes semanas jurídicas da Alta Paulista”, afirmou o reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva.
 
Programação
Nesta quarta-feira, 8, é a vez do juiz de Direito Silas Silva Santos. O tema da palestra é “Tutelas de urgência”.
 
O juiz titular da 1ª Vara Especial da Infância e Juventude da capital, Egberto de Almeida Penido, refletirá na quinta-feira, 9, sobre uma “Justiça Restaurativa, uma justiça libertária?”.
 
E, fechando o ciclo de debates, na sexta-feira, 10, “A Lei 12.850/13 e a atuação da Polícia Judiciária” estarão em discussão na Semana Jurídica 2018. Os temas serão abordados pela desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ivana David, que atualmente integra a 4ª Câmara de Direito Criminal e a 9ª Câmara Criminal Extraordinária da corte.
 
As palestras, gratuitas e abertas ao público, acontecem a partir das 19h30, no Auditório Miguel Reale, no Câmpus II da UniFAI.
 
Encerramento
Fechando a Semana Jurídica, a Associação Atlética Acadêmica de Direito (AAAD) promove no sábado, 11, um coquetel para autoridades jurídicas, políticas e de polícia de Adamantina.
 
O encontro, que será realizado no Gêmeos Pub, tem o objetivo de prestar homenagem àqueles que contribuíram e colaboram com o curso de Direito da UniFAI, seja em âmbito educacional, institucional ou do Município.
 
Logo após o evento para convidados, no mesmo local, haverá festa também promovida pela Atlética.
 
Por Daniel Torres de Albuquerque

 




Últimas notícias

Desenvolvido por - Evolução Web - www.evolucaoweb.com.br
Copyright - FOLHA REGIONAL - PORTAL DE ADAMANTINA - Todos os direitos reservados